Dicas de Ergonomia no posto de trabalho

Dicas de Ergonomia no posto de trabalho

A posição de trabalho deve ser a mais relaxada possível, sem posições forçadas. Alterne as posições com freqüência.

– A borda superior da tela do monitor deve ficar no mesmo nível da linha dos olhos do usuário (“linha do horizonte”). Se o monitor ficar um pouco mais baixo, não tem problema, desde que você não tenha que dobrar o pescoço, mantendo-o em posição natural.

– Os reflexos na tela dos monitores devem ser evitados através de mudanças no layout e da posição do monitor. Quando isso for impossível, deve-se lançar mão de persianas e cortinas.

– Não é recomendável o uso de telas espelhadas existentes no mercado que, ao contrário do que propõem, aumentam os reflexos. O conforto visual deve ser buscado com ajuste do brilho e contraste no próprio monitor.

– O monitor deve ficar à frente do usuário, sendo aceitável que seja lateralizado em 20º até 25°, no caso de postos em que haja atendimento a interlocutores.

– O teclado deve estar posicionado em frente ao usuário e ao monitor.

– As mãos devem ficar retas, sem desvios para cima, para baixo ou para os lados.

– Os antebraços devem ficar mais ou menos paralelos ao piso, com os cotovelos em ângulos de 90º ou mais abertos. O uso de apoio para os punhos é recomendável quando o móvel não tiver bordas arredondadas ou por preferência do usuário.

– O mouse deve ficar em posição que permita que o cotovelo fique próximo ao corpo, sem desvios dos ombros e punhos.

– A cadeira para trabalho com computadores deve ser regulável e com rodízios. Cada usuário deve conhecer os ajustes possíveis da cadeira e fazer a regulagem necessária para o seu maior conforto.

– A utilização de braços na cadeira é opção de cada um, para seu maior conforto. Se os braços impedem que você se aproxime da mesa, peça para retirá-los. Apoiar os membros superiores sobre a mesa de trabalho também é aceitável, desde que você fique em posição relaxada.

– Procure trabalhar sempre com as costas apoiadas. Ajuste o encosto da cadeira na melhor posição para você.

– Os pés devem ficar bem apoiados no piso, sendo recomendado o uso do apoio para os mesmos, quando o ajuste da cadeira ao posto de trabalho ocasionar compressão da parte posterior da coxa ou não permitir que os pés fiquem bem apoiados.

– Sob as mesas, mantenha o espaço para as pernas desobstruído, sem caixas e objetos.

– A área de saída das mesas não deve ficar obstruída por volantes, escaninhos, CPU. No novo mobiliário, coloque os volantes do lado contrário de onde você sai do posto de trabalho.

– Evite ficar muito tempo digitando ou mesmo trabalhando no computador. Alterne as atividades do seu dia-a-dia, de modo a usar grupos musculares diferentes.

– Faça alongamentos sempre que ficar muito tempo numa mesma posição. Participe dos grupos de alongamentos.

– Ao utilizar o computador por mais tempo, procure olhar para distâncias maiores, periodicamente, evitando o cansaço da musculatura visual.

– Pisque! Durante o uso do computador, procure piscar com freqüência. Geralmente ficamos com o olhar fixo na tela e acabamos esquecendo de piscar. No final do dia, passamos a sentir ardência nos olhos, que podem até ficar vermelhos. Piscar é a prevenção.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *